memorial 911

World Trade Center: Memorial e Museu 11 de setembro

Review-5estrelas

The National September 11 Memorial

O Memorial 11 de setembro, é um tributo as quase 3.000 pessoas que perderam sua vidas nos ataques em 11 de setembro de 2001, e também das 6 pessoas mortas no atentado de 1993 no World Trade Center, em Manhattan.

Exatamente onde estavam as torres gêmeas, foram construídas duas imponentes piscinas com queda d’agua, e em todo seu entorno há um painel de bronze com o nome de todos que nāo sobreviveram aos ataques. O projeto de arquitetura foi escolhido em um competiçāo global com 5.200 participantes de 63 países.

Ao se aproximar do local, é possível sentir uma atmosfera diferente, obviamente há segurança reforçada em todo perímetro. Mesmo sendo um lugar com muitos turistas, as pessoas estāo em silêncio e o barulho da queda d’agua predomina. Hoje tudo está impecável, e o novo World Trade Center já foi construído entre as duas partes do Memorial. Para nós brasileiros, que acompanhamos apenas pela TV, infelizmente estar ali faz a gente ter a noçāo que os atentados trouxeram mais traumas do que podemos imaginar.

The National September 11 Memorial Museum

Em 2014 foi inaugurado o Museu 11 de Setembro, que foi construído no marco zero das Torres. Ele documenta a fundo todos os acontecimentos dos atentados. São arquivos, vídeos, depoimentos e uma enorme coleçāo de artefatos reais.

A arquitetura do Museu também impressiona, pois mistura paredes de concreto que restaram das Torres Gêmeas com modernas construções que guiam os visitantes para uma forte homenagem aos homens, mulheres e crianças que perderam suas vidas. Tudo contribui para que você imersa naquele triste evento, desde a iluminaçāo que no geral é bastante sóbria, e em alguns ambientes é teatral, cheia de recortes; até as salas de reconstituiçāo, onde é possível ouvir as gravações das vozes de pessoas que ligaram dos aviões e das Torres para se despedirem de seus familiares.

Dicas

Algumas partes chegam a ser chocantes. Em determinado ponto há uma homenagem aqueles que ficaram presos nos andares acima de onde as Torres foram atingidas, e que sufocados pelo calor e fumaça acabaram pulando para a morte. Foram mais de 200 pessoas que se jogaram do World Trade Center, e nesta parte do Museu há fotos e áudio do impacto dos corpos no chāo.

Após 2 horas e meia no Museu, nāo consegui visitar tudo pois estava na hora de encerramento das atividades. A quantidade de material é muito grande e vale a penas dedicar mais tempo para conseguir ver tudo. Nāo é um passeio leve, você sai de lá com muitos questionamentos, e por isso é importante a visita.

Links úteis:

Site do 911 Memorial

3 comentários sobre “World Trade Center: Memorial e Museu 11 de setembro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s