estudar university estados unidos ielts tofel

Estudar nos EUA: TOEFL ou IELTS

Estudar nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros, mas para ser aceito em uma Universidade Americana é preciso planejamento, pois o processo é burocrático e demanda dedicaçāo e persistência do candidato. Um dos pré-requisitos é o teste de proficiência em inglês, que demostra a capacidade do aluno em se comunicar e entender no idioma local, premissa básica para aprender o conteúdo que será ensinado nas aulas. Os testes mais aceitos nos Estados Unidos sāo o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o International English Language Testing System (IELTS).

Ambos avaliam o conhecimento dos alunos em 4 áreas de habilidade com a lingua: writing (escrita), reading (leitura), speaking (fala) e listening (compreensāo auditiva).

TOEFL

O TOEFL é o mais popular nos Estados Unidos, e possui 2 formatos: paper-based (avaliaçāo no papel) e computer-based (avaliaçāo digital), sendo o ultimo o método mais comum. Na prova oral o candidato tem sua voz gravada e analisada posteriormente, portanto, se você nāo se sente confortável sendo avaliado por um entrevistador, o TOELF é uma boa opçāo. Cada um dos 4 critérios vale 30 pontos e a nota total do teste até 120.

A prova é gerenciada pela Educational Testing Service, a ETS, mesma instituiçāo responsável pelo exame GRE, que veremos em outro artigo. Para aplicar para o Test of English as a Foreign Language basta acessar o site e se inscrever.

IELTS

Se você também pretende se inscrever em Universidades fora dos Estados Unidos, é recomendável fazer o IELTS. Este foi desenvolvido pela Universidade de Cambridge e tende para o inglês Britânico. A prova oral geralmente ocorre alguns dias antes das demais, tem duraçāo de até 15 minutos e o entrevistador começa com perguntas sobre sua vida pessoal e depois aprofunda em um tema específico. Já a parte de escrita, leitura e compreensāo auditiva acontecem uma seguida da outra e tem duraçāo de até 3 horas.

No IELTS o candidato recebe notas por cada uma das habilidades (band score) e uma nota geral (overall score), que variam entre 0 a 9. A pontuaçāo mínima para entrar nas Universidade variam, mas uma boa nota que garante aceitaçāo na maioria delas é entre 6 e 7. A prova tem validade de 2 anos e você pode tentar uma vez por mês pagando uma taxa de R$500,00. A inscriçāo é bem simples, basta acessar o site da British Council.

Dicas

Muita atençāo pois o tempo pode ser seu grande vilāo! A prova de reading é bem longa. Para se ter uma ideia, essa categoria do IELTS tem 3 textos de 2 páginas cada, e 40 questões para serem realizadas em 1 hora.  A dica é nāo tentar entender cada palavra do texto, mas sim fazer um leitura superficial para localizar os pontos chaves e ir direto para as questões, que normalmente nāo sāo muito complexas.

Assim como toda prova, estes testes exigem prática. O formato é engessado, portanto se você fizer vários simulados certamente estará preparado.

Boa sorte!

Um comentário sobre “Estudar nos EUA: TOEFL ou IELTS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s