entrevista visto estados unidos

Dicas: Entrevista para o visto americano

Conseguir o visto de turismo americano vai além da burocracia de preenchimento de formulários, pagamento de taxas e agendamentos. Após fazer todo o processo inicial, explicado no post “Saiba como tirar o visto de turismo” você ainda tem que comparecer a entrevista com o agente do Consulado Americano da cidade escolhida. As cidades com Consulado americano para tirar o visto no Brasil são: Manaus, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

Vamos descrever o processo e dicas para o Consulado do Rio de Janeiro, mas existe um padrão que é adotada nas demais também, então vale a leitura mesmo que você agende para outra cidade.

Fila 1 – ENTRADA – Primeiro, procure chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência. Para a entrevista é proibido levar celular, ipod ou qualquer aparelho eletrônico, mas existem pessoas na porta do consulado que informalmente guardam o celular por R$ 5,00. Em geral estão com colete e são confiáveis. Após guardar o celular, entre em uma fila que normalmente se divide em duas. Uma para os que estão agendados para a próxima hora, e outra para as pessoas que estão agendadas mais pra frente.

Fila 2 – BALCÃO – Ao entrar você passará por um detector de metais, como os que tem nos aeroportos e em seguida continuará na fila que levará para o primeiro atendimento, onde os funcionários irão solicitar seu passaporte para conferência.

FILA 3 – BANCOS – Depois, ainda em ordem de chegada, todos vão sentando nos diversos bancos de madeira parecem bancos de igreja , e a medida que os primeiros são chamados, as pessoas vão para os bancos da frente. Nesse momento, quando você estiver no primeiro banco, vai ter uma nova checagem no passaporte.

FILA 4- AGENTE – Final do banco, você seguirá para a hora da verdade. A última fila termina nas cabines dos agentes consulares que ficam em espaços separados, mas um ao lado do outro. Um vidro separa o candidato ao visto e o agente, o ambiente lembra muito um banco, porém todos estão bem tensos na fila, pois caso o visto seja negado e o aplicante receba a carta Section 214 (b), significa que não tem mais volta, a viagem deve ser cancelada e não tem com quem reclamar.

A ENTREVISTA – O agente pode fazer a entrevista em português ou inglês. Meu primeiro visto foi um J1 (para trabalho) e a entrevista foi toda em inglês, o segundo visto, o B2 (turismo) começou em português mas quando ela viu que eu já tinha morado nos Estados Unidos, falou tudo em inglês.

A entrevista geralmente é bem rápida e as perguntas básicas são:

Quantos anos você tem?
Quanto você ganha por mês?
O que faz no Brasil?
Se você está pagando a viagem, ou tem a ajuda de alguém?
Qual o destino nos Estados Unidos?
Por quanto tempo vai ficar?
Qual o motivo da viagem?

Os agentes geralmente são americanos, e podem ser simpáticos no começo mas endurecem durante as perguntas para testar a veracidade das informações. E por isso a melhor dica é nunca mentir, não contradiga o formulário online preenchido previamente e seja o mais honesto possível. Assim você não ficará nervoso e a tendência é ter o visto concedido.

Leve documentação que comprove seu vínculo com o Brasil, mas só mostre caso seja solicitado.

Documentos necessários

Passaporte
Comprovante de agendamento da entrevista
Comprovante de envio do formulário DS-160

Documentos que podem ser solicitados

Certidão de nascimento
Carteira de trabalho
Declaração de IRF
Contra-cheques
Extratos bancários
Diplomas
Documento do carro
Documento de imóvel ou contrato de aluguel
Passaportes antigos

Dependendo do número de pessoas na fila, todo este processo pode durar até 3 horas, então não marque compromissos seguidos a entrevista para evitar ansiedade. Prepare a documentação, fique calmo e não minta que tudo dará certo.

Os vistos de turismo geralmente são negados para jovens sem vínculos fortes no país de origem, isso porque os agentes querem evitar que o visitante vá para os Estados Unidos e não retorne. Então se você não se encaixa nesse perfil, vá relaxado pois logo estará passeando por terras estrangeiras.

Boa sorte e boa viagem!

Um comentário sobre “Dicas: Entrevista para o visto americano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s