Feiras para Pós-graduação, MBA e Mestrado nos Estados Unidos

Feiras para Pós-graduação, MBA e Mestrado nos Estados Unidos

Estudar nos Estados Unidos é uma experiência que pode mudar o rumo da sua carreira tanto pelo conhecimento adquirido, quanto pelo network que é feito por lá. As empresas valorizam muito o profissional que investe, ou recebe investimento para estudar fora, o que torna a procura por cursos fora cada vez mais comum.

Mas estudar no exterior, principalmente nos Estados Unidos não é tarefa fácil, o planejamento indicado é de pelo menos 8 meses, pois é preciso preparar uma papelada extensa que inclui:

– Teste de proficiência na língua inglesa (os mais comuns são TOEFL e IELTS)

– GMAT ou GRE

– Cartas de recomendação

– Cartas de motivação

– Tradução juramentada do diploma e notas e outros

Existem feiras de MBA e Mestrado que podem e espero ser o pulo do gato. Participei de uma na última semana, a QS TopMBA, para cursos de MBA e QS World Grad School Tour, para cursos de mestrado.

A de mestrado tinha muita gente, acredito que mais de 500 candidatos/curiosos. Chega a ser assustador pois você se vê competindo por uma bolsa com todas aquelas pessoas e imagina: Será que eu vou conseguir? Porém, como é um evento gratuito muitas pessoas vão saindo durante as apresentações por não preencherem os requisitos, ou por acharem muito difícil e burocrático. E assim a competição parece ficar um pouco mais branda.

A feira de MBA é bem mais restrita, com umas 100 pessoas, já que os candidatos tem ainda mais pré-requisitos para preencher, como 5 anos de mercado, GMAT ou GRE avançados e o valor do investimento que é ainda maior.

As feiras valem a pena?

Sim! No início do evento tem umas 2 horas de palestras e painéis com dicas valiosas para quem quer estudar fora e logo depois você vai para um outro ambiente onde tem contato direto com as instituições para tirar dúvidas. E aí é hora de se destacar e se fazer notado pelas Universidades que você teve mais afinidades. Minha dica é perguntar sobre tudo, desde a admissão até as bolsas, e pegar o cartão pessoal dos responsáveis para manter contato depois.

A feira se torna ainda mais produtiva se você já tiver os documentos prontos (apesar de não precisar levar nada), porque mostra para a instituição que você é mais do que um curioso e está preparado para o desafio de largar tudo e apostar nessa nova etapa.

Por quê cerca de 80% dos alunos saem dos top MBAs já empregado?

Os MBAs tem uma seleção rigorosa, os pré-requisitos são muitos e uma vez que você está lá dentro passa por uma imersão que te prepara para ser um  líder com características globais. E hoje contratar um profissional com essas habilidades que já está no mercado sai muito caro, por isso as empresas vão até os MBAs e oferecem aos alunos a oportunidade de entrar no seu corpo de funcionários por um valor, mesmo que alto, menor que dos que os que estão trabalhando.

Então se você quer mesmo estudar fora, fique de olho nas próximas feiras, se inscreva e participe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s