20 passos para primeira viagem internacional de aviāo (fotos e vídeos)

Lembro bem da minha primeira viagem internacional de aviāo, estava indo fazer intercâmbio em Reno, Nevada em 2007 e confesso que nāo fazia idéia de toda burocracia que seria para sair do Brasil e entrar nos Estados Unidos. Minha sorte é que minha best Talita Scoton sabia de tudo, entāo fui na aba, rs.(tks Talita!)

Mas para facilitar a vida de quem vai viajar pela primeira vez, registrei com fotos e vídeos 20 passos de tudo que você deve encontrar no trajeto. Os registros foram feito dia 07/04/15 e a rota foi Rio de Janeiro > Houston, Texas > Baltimore, MD.

1) Check in online – Entre no site da companhia aérea que vai viajar e reserve seus assentos.

Faça o Check in online
Passo 1 – Faça o Check in online

2) Check in no aeroporto – Para viagens internacionais chegue com pelo menos 2 horas de antecedência  Siga para o guichê da companhia aérea, lá eles vāo checar seu passaporte e visto e farāo algumas perguntas de segurança como: “Sua mala esteve com você o tempo todo?”.

Faça o Check in
Passo 2 – Faça o Check in e despache a bagagem

3) Despachar a mala – Em viagens para os Estados Unidos sāo permitidas 2 malas de até 32 Kg e mais uma mala de māo, o que é BASTANTE coisa. Mas lembre-se que se for fazer conexāo doméstica, a companhia aérea pode limitar a 1 mala, entāo se informe.

viagem internacional
Passo 3 – Despachar a mala

4) Procure o embarque internacional. Você vai mostrar a passagem impressa e terá que passar pelo Raio-X.

embarque internacional
Passo 4 – Se dirija para o embarque internacional

5) Primeiro detector de mentiras metais. Você deve retirar tudo dos bolsos e colocar em uma bandeja de plástico, além de cinto, casaco, relógio, acessórios e em alguns casos sapato. Se estiver com laptop na mochila, retire também.

Detector de metais
Passo 5 – Detector de metais

6) Imigraçāo Brasileira. Sāo diversas cabines onde os agentes irāo registrar seu passaporte e digitais e podem fazer perguntas relacionadas ao motivo da sua viagem. Geralmente é bem tranquilo. E aqui é o motivo de quando for fazer uma viagem internacional você precisa chegar com tanta antecedência. Por exemplo, eu viajei em uma terça, sem feriado e fiquei quase 1 hora na fila.

Controle Migratório
Passo 6 – Controle Migratório

7) Área de Embarque – Maravilha, tudo certo! Agora é localizar o portāo de embarque. Geralmente ele vem impresso no cartāo de embarque, com o nome GATE. Mas cheque também nos painéis do aeroporto, pois pode haver alguma mudança .

portāo de embarque
Passo 7 – Confira o portāo de embarque

8) Espera – Enquanto você aguardar o embarque aproveite para dar uma volta no free shop do aeroporto 😉

Free Shop
Passo 8 – Free Shop

9) Fila de Embarque – Chegou a hora de entrar na fila, geralmente 30 minutos antes do voo decolar. Atençāo ao seu Boarding Group que determina em que fila você deve entrar.

portāo de embarque
Passo 9 – Identifique qual é seu portāo de embarque

10) Embarque – Antes de entrar na aeronave, um agente da companhia aérea irá te fazer algumas perguntas, nada demais, mais do mesmo.

11) Dentro da aeronave – A United (companhia aérea) tem uma TV pra cada passageiro e você pode escolher filmes, musicas, seriados e jogos para ajudar a tempo.

12) Comendo no aviāo – A comida nāo é muito boa, mas dá comer, ainda mais que os voos sāo meio longos. Geralmente vem pāo, salada, sobremesa e o prato principal que é feito com frango ou carne. E pra quem nāo fala inglês nāo tem mistério, é só responder Chicken (frango) ou Meat (carne), o resto é padrāo.

Reifeiçāo no aviāo
Passo 12 – Comendo no aviāo

13) Formulário da alfândega – Leve caneta a bordo porque você vai precisar preencher um formulário informando se está levando algo valioso ou orgânico para os Estados Unidos, e entregará quando chegar nos EUA. Em breve faço um post orientando, vale a pena!

Declaraçāo alfândega
Passo 13 – Preencha o formulário

14) Chegando nos Estados Unidos – Agora saia da aeronave e siga o fluxo. Você passará pelo controle migratório dos Estados Unidos. Bem semelhante ao do Brasil, porém as perguntas sāo em inglês e podem ser mais longas. Caso você nāo fale inglês avise com um: “I’m sorry! I don’t speak english”.

Tipo de perguntas: Quando fiz intercâmbio eles questionaram onde eu trabalharia, o que eu estudava no Brasil e quando retornaria. Das vezes que fui passear de férias, perguntaram o que faço no Brasil, onde ficarei, onde iria visitar, quanto tempo ficaria nos Estados Unidos…Pode ser um pouco tenso, mas fique calmo e tente ser o mais breve possível, nāo fale demais para nāo se enrolar.

 Fila Migraçāo Americana
Passo 14 – Imigraçāo Americana

15) Hora de pegar as malas despachadas no Brasil.

 Pegue as malas após a migraçāo
Passo 15 – Pegue as malas após a Imigraçāo

16) Alfândega. Agora é uma nova fila, e é hora de entregar o cartāo azul do passo 13. Os agentes vāo dar uma olhada rápida e caso nāo tenha declarado nada, vai passar sem mais perguntas. E pode sair do aeroporto e aproveitar a estadia!

Mas se for fazer conexāo, ainda tem história pela frente. Pegue as malas e siga as plaquinhas que dizem Connection Flight. Se a conexāo for pela própria companhia aérea que você veio do Brasil, basta entregar as malas para o mocinho do guichê que vai escaneá-las e você segue para o novo embarque.

Passar pela alfandega
Passo 16 – Alfândega

17) Voo de conexāo. O processo é o mesmo do realizado no Brasil, a fila do Raio-X é longa, e depois dos atentados de 11 de setembro, a segurança nos Estados Unidos está ainda mais reforçada. Todo mundo tem que tirar o sapato cuidado com a meia furada e passar um raio-x com os braços levantados.

conexāo nos Estados Unidos
Passo 17 – Raio-X para fazer conexāo nos Estados Unidos

18) Localize o seu novo portāo de embarque. E partiu para o destino final, no meu caso Aeroporto Internacional de Baltimore-Washington Thurgood Marshall.

portāo de embarque da conexāo
Passo 18 – Localize o portāo de embarque da conexāo

19) Pegar as malas. Chegando na cidade de destino, siga as plaquinhas que dizem Bagagge Claim para pegar suas malas despachadas.

Bag Claim sign
Passo 19: Bag Claim

20) The End: Aproveite sua viagem!!!

Ah, e pode ser que eles revirem sua mala despachada, entāo nāo deixe de verificar se está tudo certo lá dentro 😉

Verificar se está tudo certo com suas roupas
Passo 20 – Verificar se está tudo certo com seus pertences

6 comentários sobre “20 passos para primeira viagem internacional de aviāo (fotos e vídeos)

  1. Arrasou! Esse post veio em uma hora maravilhosa, ja que na quarta eu viajo… Da outra vez que fui pra Disney tinha e tia da excursão e a Marie pra me ajudar… Eu tava um pouco aflita, mas depois de ler aqui ja estou BEM mais confiante!!! Aguardo ansiosamente o post sobre o formulario lá!!!! Tomara que dê tempo de ler antes de embarcar! Bjo grande e obrigada 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. 3) Se a conexão for doméstica, só é possível embarcar com uma mala de 23kg, que é o limite de bagagem dos vôos nacionais.
    Além disso, a bagagem de mão não pode ultrapassar 5kg, e o volume líquido da mesma deve ter no máximo 150ml.
    Alguns produtos líquidos abertos (shampoo, desodorante, algum xarope já aberto – sem lacre -) da bagagem de mão são automaticamente jogados fora.
    Então se a pessoa toma algum remédio controlado, melhor levar na mala despachada, ou levar a receita médica junto com o remédio lacrado, provando que a pessoa necessita daquele medicamento durante a viagem.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gostei das dicas já viajei bastante mais tenho dificuldade para me deslocar nos grandes aeroportos, fico meio tenso e tímido é da minha própria personalidade , agora estou indo para Buenos Aires, não domino nem um idioma , já fico imaginando como fazer todo o processo de desembarque , o alívio só vem quando encontro a pessoa que me aguarda, confesso que sou inseguro .
    Porém depois destas orientações me tranquilizei um pouco mais , obrigado e parabéns pelas informações , valeu.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s