A Senhora dos Desenhos

post-do-colaborador
tudo em letra minúscula pq tô tremendo de frio no 360 barra – Copacabana, por causa do ar. ta difícil digitar risos. beijos

eu sentava na primeira mesa da agência, a mais próxima da porta, e por isso dava para observar o que acontecia do lado de fora também.

em dias de pouco movimento, dava até pra chegar na porta, sentir a brisa (do ar condicionado do corredor do shopping, bem mais forte do que o da agência) e ver as vitrines passarem. deve existir um tutorial de contorcionismo durante o período de experiência das vendedoras de loja de roupa, para realizarem com maestria a troca de coleção das vitrines das lojas, encaixar o sapato naquele canto da vitrine atrás da porta que a vassoura nunca alcança, sem deixar cair o braço da manequim que foi reforçado com fita adesiva transparente, nem aparece quando a blusa colorida é colocada como destaque para venda.

naquele mesmo corredor, todos os dias a moça da limpeza ia e vinha o dia todo com a invenção mais genial da história dos utensílios de limpeza: cabo de vassoura com bola de tênis na ponta! ideal, prático e eficaz na limpeza de marcas de sapato dos corredores de shoppings!

neste mesmo corredor, uma senhorinha sentava todos os dias, no mesmo banco sem encosto, o dia inteiro aproveitando a brisa gratuita do ar condicionado. naquela posição desconfortável, dividindo o banco com outras pessoas que iam e vinham de suas compras, ela desenvolvia as mais mirabolantes técnicas de colorir com caneta BIC. desenvolveu mandalas que demoravam dias para serem completamente coloridas, com tantos detalhes e cantinhos de uma só cor, mais difíceis de colorir que os cantos dos sapatos nas vitrines. nem os livros de colorir que vemos por aí, com tantos temas, são tão criteriosos quanto os desenhos daquela senhora!

ela gostava de detalhes, desenhava os próprios desenhos que coloria, e não media critérios de dificuldade só porque o acabamento era dela. frisava a testa naquela luz fria do corredor, como se os óculos que usava já não servissem mais. um dia fez uma mandala só de azuis, mais azuis que as unidades de azuis da caixa de lapis de cor mais completa da Faber Castel! inventou tonalidades próprias, só com uma caneta bic!

quando vocês se depararem com essas matérias banais após o almoço sexta feira no trabalho, sobre as mil e uma utilidades da caneta BIC, lembrem-se das mandalas azuis da Senhora dos Desenhos no corredor do shopping!

eu confesso, perdi muitas oportunidades de ir até ela e perguntar seu nome, o que ela fazia ali todos os dias, se existia alguma outra razão nos desenhos além da sensação inimaginável de relaxamento que ela transmitia colorindo aquelas folha o dia inteiro. eram só alguns passos que me faltavam, que poderiam sujar o chão e dar trabalho às bolinhas de tênis pelo corredor, para eu saber porque raios ela se enfiava dentro de um shopping todos os dias! e talvez por isso eu não perguntasse, eu não gostava nada da ideia de me trancar num shopping todos os dias e qual fosse a resposta dela, eu não entenderia porquê. durante muito tempo, deduzi que era o calor da cidade, a esperteza de utilizar um ar condicionado no talo o dia inteiro sem pensar no aumento da conta de luz. mas ainda assim, eu não entendia.

eu não trabalho mais naquela agência, não vejo mais a senhora dos desenhos todos os dias. mas toda vez que alguém vem me falar que livro de colorir para adulto relaxa… gente! apenas comprem uma caneta BIC, folha branca e tacos de vassoura com bolinha de tênis.

Senhora desenhando no Shopping
Senhora desenhando no Botafogo Praia Shopping

Colaboradora do Blog

Thalita Peron é turismóloga, já foi da noite (calma, nāo é nada disso) e hoje coleciona histórias de pessoas que sāo apaixonadas por viajar, e realizam sonhos com sua ajuda em uma agência de intercâmbio no Rio de Janeiro.

2 comentários sobre “A Senhora dos Desenhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s