Downtown e North End sāo duas regiões que os turistas adoram em Boston e nāo é a toa, a variedade na programaçāo é grande e agrada todos os públicos. Pra que curte história (e religiāo) vale a pena conhecer a The Old Church, e pela foto abaixo da pra entender o motivo.

Assim que você entra tem a impressāo que há algo diferente, que talvez a igreja tenha dado lugar a uma biblioteca, mas nāo, eles conservaram a arquitetura original e era assim que o povo assistia a missa.
Famílias separadas por baias e mais, cada “curralzinho” custava uma nota preta, e quanto mais central e próximo ao altar mais caro era. ~~VIP~~. A mocinha ainda explicou que aquela diposiçāo em baias se dava porque como Boston é muito fria, as paredes ajudavam a manter a temperatura agradável. Vale a pena conferir o vídeo com algumas explicações:
O formato segregador (e absurdo) chama atençāo, e se além de visitar você tiver a curiosidade de assistir uma missa lá é possível. Todo domingo às 9h e 11h tem celebraçāo e visitantes sāo bem vindos.

Outro fato curioso, é que como as baias pertenciam as familias, elas eram decoradas individualmente. Tinha gente que levava tapete, sofá, objetos de decoraçāo e tudo mais. Tudo isso pra ficar mais pertinho de deus…


E a Igreja ganhou inclusive um Certificado de Excelência do TripAdvisor em 2015, tendo alcançado quase 5 estrelas na votaçāo dos usuários do site.

Pra quem é craque em inglês e quiser ouvir mais um pouco sobre o local é só dar play: